terça-feira, janeiro 02, 2007

JORNAL DO LOUCO



Como estão de 2007? Gente, as visitas cairam muito nesses feriados. To preocupado. Montei entao, para hoje, um ensaio livre. Funciona assim: começo a escrever tudo o que me vem na mente e coloco no flog logo para não mudar de idéia depois. É polêmico e dá ibope. Por favor, não saiam espalhando por aí! Ética na Web.

FÁBIO FURACÃO
Eu já nasci com juízo. Talvez ria e estranhe minha declaração, mas a realidade, às vezes, é assim: meio cômica. Porém, estranhará mais - e parará de rir - quando eu afirmar que meu juízo foi se desvencilhando nas pedras que encontrei no meu caminho em 2006.

Em vez de adquirir juízo com o passar dos anos, aconteceu em meu caso que fui perdendo-o na velocidade dos ponteiros.

Entrei no milésimo sexto ano domini completamente ajuizado. Ao quinto dia de janeiro, aceitei privilégios maiores na sinagoga e assim vim, desviando meus passos sobre os meses como regular pionner e cônego.

Na precisa data divisora dos semestres de 2006, comecei o processo rápido e drástico de 'desajuizar-me'. Acontecimentos que oscilavam entre bençãos celestiais e castigos diabólicos no breve espaço de um dia, de uma semana ou um mês, levaram-me a uma reestruturação dos conceitos - talvez má reestruturação. Aliás, com certeza, péssima reestruturação.

Na sinagoga, aceitei e abracei várias obrigações. Cheguei, sem gabar-me (muito pelo contrário!), a juntar seis atribuições de importâncias entre os valores A e B.
No quarto e último trimestre do ano passado, encontrei-me em uma pane de sistema 'equilibriológico'. Desconhecia se as responsabilidades eram pesadas demais ou se eu era fraco - forte demenos. Desconhecia, perdoem-me o tempo verbal mal empregado; o correto é: desconheço.
Ciente ou não, foi preciso colocar as responsabilidades à disposição dos mais aptos. Territórios, libras, balcão, palestras e contas. Uma a uma, degrau a degrau, step by step. Sobrou apenas uma. Apenas nominalmente, é bem verdade. Sobrou talvez não exprima o que eu quero dizer. Apesar de chula, a oração condizente com meus pensamentos é: "'Escapou' apenas esta responsabilidade".

Espantou-se com minha sinceridade? Preferirias ser afagado pela minha hipocrisia?

Bem, continuando... escapou. Não encontro outro motivo para explicar-lhes que não seja este: respeito. Em respeito a várias pessoas, arrazoei que deveria ficar com o título a mim aferido há exatamente um ano atrás (Quinta-feira, 05/01/2006). Digo 'pessoas' e tomo liberdade para me incluir nesse hall. Consegui, não por nepotismo ou simonia. Não! Foi às duras penas... cilício e tudo mais! Então, respeitando-me, diga ao povo que, com esse, eu fico.

Citando Tancredo Neves, meu primeiro compromisso para 2007 é com a liberdade. Temos, em geral, o péssimo hábito de associar liberdade com libertinagem. É a mesma ignorância existente em confundir habbeas corpus com corpus cristhis. Liberdade é cristã. Libertinagem é pagã.

Deixemos Tancredo nas Minas Gerais e partamos para a França de 1789. Além da referida liberdade, os ideais napoleônicos envolviam também Igualdade e Fraternidade.

Apesar de desajuizado, conservarei sanidade o suficiente para ater-me a este lema em 2007.

Liberdade. Livre das grades da perfeição.
Igualdade. Não permitir que outros seres me rebaixem, nem permitir meu próprio íntimo se ensoberbecer.
Fraternidade. Leal aos que me forem leais. Indiferente aos que não forem.
De Belo Horizonte para Paris, e agora para o Ceará; citando Fagner, assumo a condição de descrente nos sentimentos nobres. 'Hoje só acredito no pulsar das minhas veias'. 'Não acredito mais no fogo ingênuo da paixão'. Tudo bem que para que minha carreira de poeta decole, é mais que necessário que eu me apaixone e ame. Apaixonar-me-ei. Amarei. De modo e meios diferentes. Dos quais, perdoem-me a mediocridade, até eu mesmo desconheço.

Apesar de todo o mau agouro de começar o ano assim, autodenominando-se louco, eu, apesar de agora insano, apelarei para a razão de auxiliar-lhes no entendimento das minhas novas propriedades. Observe:

Lembro-me de, aos quatro ou cinco anos, preocupar-me com a fome dos meus ancestrais em Garanhuns-PE; recordo-me, com náusea, de, aos nove anos, pregar a eficácia da coleta seletiva de lixo e dos programas sociais não-governamentais (por exemplo, TELETON). Concluiremos, com base nos registros e dados apresentados, que fui um adulto precoce. Agora, sou um adolescente tardio - com todas as inconsequencias, displicencias e irresponsabilidades própria de minha idade social (não direi nem mental nem física).

Ah, eu vou embora que dia mesmo? Bem, aqui em Caetité estão todos ansiosos para saber. Eis a resposta: vou dia Trinta. Trinta de Fevereiro. (RISOS) Desculpem a brincadeira sem graça. É bem verdade que eu ainda não sei. Hoje, decidi ir dia quinze de janeiro, segunda feira. Porém, sou constante na minha incostância. QUERO ir amanhã, terça-feira. Já liguei pra rodoviária e tudo. No entanto, acho que PRECISO ficar até meados de fevereiro. E tem momentos que eu penso que PRECISO ir no máximo, segunda-feira; mas QUERO ficar até fevereiro. Ufa, cansei de mim agora, sabia?!

Talvez muita gente queira preparar uma festa ou coisa assim, afinal hipocrisia nem sempre tem limites (principalmente aqui na Central). Não haverá, pelo menos para mim. Não digo quando vou. Mostrarei uma foto aqui no blog de mim lá; aí, saberão que eu... FUI!

Odeio despedidas. Fica sempre um pedacinho de mim do outro lado do derradeiro abraço. As vezes, fica eu todo grudado no corpo dos meus amigos e amores deixados. Presentes eu até aceito. Festa, não.

Enfim, Não peço que salvem em suas máquinas ou mentes este texto. Sendo ele somente jornalístico, a elucidação de novos fatos e acontecimentos alteram suas resoluções e verdades. O jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã. Meu drama de hoje será a comédia do dia seguinte, acho que até para mim mesmo. Entre chorar e rir sobre o leite derramado, eu escolho lamber o chão.

Portanto, ainda sou o mesmo. Camaleão numa floresta de loucos.

Acima de qualquer suspeita mas abaixo de qualquer certeza.

Amo muito vocês, viu?!
Até a próxima.

:::::::::::::::Faltam 28 dias:::::::::::::::::::::::::::

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

acho q vossa excelência devia fazer um filme igual o eminen. "8 MILES"
"Fé em Deus q ele é justo, ei irmão, na guarda guerreiro, levanta a cabeça truta, onde estiver, seja lá onde for, tenha fé , pq até no lixão nasce flor"

sexta-feira, janeiro 05, 2007 1:06:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Se lembra de quem esta frase? "PARA O ALTO E AVANTE!!!! rsrsrs pois bem meu lindolevante VOO e o resto vem com o tempo.

quarta-feira, janeiro 17, 2007 11:56:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial