domingo, dezembro 17, 2006

SALMO CXXXIX


Mesmo que somente do ponto de vista literário, acho a Bíblia um livro interessante. Das considerações poéticas, por exemplo, Davi (O Rei Hebreu) botava pra quebrar. Uma das minhas poesias preferidas:


Davi com a cabeça de Golias
Giuseppe Cesari "Cavalier d`Arpino"
(Arpino, Frosinone 1568 - Roma 1640)
óleo sobre tela



Ó Jeová, tu me esquadrinhaste e [me] conheces.
Tu mesmo chegaste a conhecer meu assentar e meu levantar.
De longe consideraste meu pensamento.
Mediste minhas andanças e meu deitar ao comprido,
E familiarizaste-te até mesmo com todos os meus caminhos.

Pois não há palavra na minha língua,
Mas eis que tu, ó Jeová, já sabes de tudo.

Tu me sitiaste atrás e adiante;
E pões a tua mão sobre mim.


[Tal] conhecimento é maravilhoso demais para mim.
É tão sublime que não o posso alcançar.
Para onde posso ir do teu espírito

E para onde posso fugir da tua face?

Se eu subisse ao céu, lá estarias tu;
E se eu fizesse meu leito no Seol, eis que [lá estarias] tu!

Se eu tomasse as asas da alva
Para residir no mar mais remoto,
Também ali me guiaria a tua própria mão
E me seguraria a tua direita.

E se eu dissesse: “Seguramente a própria escuridão me pegará às pressas!”
Então a noite seria luz ao meu redor.
Até mesmo a escuridão não se mostraria escura demais para ti,
Mas a própria noite se iluminaria como o dia;
A escuridão bem poderia ser a luz.

Pois tu mesmo produziste meus rins;
Mantiveste-me abrigado no ventre de minha mãe.
Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante.

Teus trabalhos são maravilhosos,

De que minha alma está bem apercebida.


Meus ossos não te estavam ocultos
Quando fui feito às escondidas,
Quando fui tecido nas partes mais baixas da terra.

Teus olhos viram até mesmo meu embrião,
E todas as suas partes estavam assentadas por escrito no teu livro,
Referente aos dias em que foram formadas,

E ainda não havia nem sequer uma entre elas.

Portanto, quão preciosos são para mim os teus pensamentos!
Ó Deus, a quanto ascende a soma total deles!
Se eu tentasse contá-los, seriam mais do que mesmo os grãos de areia.

Acordei, e no entanto, ainda estou contigo.
Oh! que tu, ó Deus, matasses ao iníquo.
Então certamente se retirariam de mim até mesmo os homens culpados de sangue,

Que dizem coisas sobre ti segundo a [sua própria] idéia;

Tomaram [teu nome] dum modo fútil — teus adversários.

Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová,
E não tenho aversão aos que se revoltam contra ti?
Odeio-os com ódio consumado.

Tornaram-se para mim verdadeiros inimigos.


Esquadrinha-me, ó Deus, e conhece meu coração.
Examina-me e conhece meus pensamentos inquietantes,

E vê se há em mim qualquer caminho penoso,

E guia-me no caminho do tempo indefinido.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial