domingo, fevereiro 04, 2007

NOTICIAS DE ALEM MAR


Nossa! Vim aqui tirar a poeira do meu blog.

A minha viagem foi mais ou menos tranquila. A passagem pelo Tiete foi a parte mais dificil. Escrevi algumas poesias no caminho e vou postá-las aqui ainda essa semana.

A foto foi tirada em algum lugar do mundo grande de terra e água, alguma hora do dia de luz e escuridão, com alguma idéia na cabeça de doido e médico e com vários sentimentos no coração de saudade e esperança.

Dia Célebre
Amanhã, 05/02, é um célebre dia para este pequeno senhor. Entro para a Universidade. Já? Sim, deveria estar radiante, mas não estou. Estou matriculado no Curso de Design de Interiores da Unimódulo (Anglo); mas não consigo por fé nessa profissão. É o que eu gosto, é o que me dá prazer... mas e dinheiro? Tenho medo de ser muito dificil conseguir 'viver' de decoração privada, comercial e corporativa. Mas enfim, cadernos comprados e canetas em punho... to indo pra Faculdade amanhã. É quase certo que eu desista do curso ainda essa semana; mantenho-os informados.


Poeta? Quem? Como?
Tenho um caderno de poesias - presente de um amigo inesquecível -, que eu gosto muito. Pela segunda vez, ontem fui à beira do mar com ele para ver se conseguia escrever alguma coisa. Funesta tentativa! Fico lá, olhando para a beleza do mar com a Ilha Bela lá no fundo... fecho os olhos e fico ouvindo a melodia hipnotizante das ondas quebrando próximo aos meus pés...
Ontem, exatamente uma e meia da manhã, fechei o caderno, tirei a caneta da boca e fui para casa, sem perceber que tinha passado tanto tempo.

Novos Amigos

Fazer amigos é a parte mais difícil da vida. Não posso optar por não tê-los. São essenciais para o meu progresso social e até emocional. Mas, como é difícil!

Aqui em Caraguá, as pessoas são muito receptivas, chegam junto para criarem um vínculo comigo. No entanto, não sou recíproco com esses. Não é porque não quero! Longe disso! Talvez eu esteja secretamente a implorar vossa amizade. É, todavia, uma autodefesa constante e impenetrável.

Calado, as vezes sem sorrisos, sem opinar no assunto em pauta... De repente, o silêncio. “Agora, Fábio, fala alguma coisa!... Isso! Pense em algo interessante, engraçado... Fale!”

- Eu gosto de aventuras assim, digo.

Quê! “Eu gosto de aventuras assim”?! Que frase mais idiota e vazia, Fábio! Logo tu! Tu que julgas ser o Poeta das Nuvens, a ponto de despertar a piedade das pessoas!? Tu que assinas a Super Interessante desde dezoito anos!? Tu que abrirás outro blog – este para tratar de política e questões sociais da República!? Fã de Machado e Drummond?! Vem me soltar uma balhufa dessas na roda?

Desculpe-me, consciência, se puder. É que não tinha o que falar! Vi a necessidade de falar e não tinha o que... soltei qualquer coisa mesmo.

As vezes, arrumando-me para ir a uma chag na sinagoga, coloco minhas lentes de contato, capricho no visual e perfume, ergo bem o nariz (vasto nariz) e sigo triunfante em direção aos judeus de minha idade para que, quem sabe, alguma alma não se ligue a minha – como no caso do nosso Rei Sha·lóhmon e Yoh·na·thán.

Tudo em vão. Se chego para fazer amizade com as judias elas logo pensam que eu quero algo mais - a maioria se fecha, e algumas aceitam e topam o ‘algo mais’, e é nessa hora que o Poeta cai fora.


Em geral, os judeus são fechados em pequenos grupos, tal qual os elefantes - sem ofensa a eles (?!). Não precisam das minhas opiniões, da minha presença. Eles se completam (agora falo dos judeus e não dos elefantes); tem amigos de longa data. Procuro nas chags algum que seja sozinho, um batman sem o fiel escudeiro... este sim aceitaria minha amizade. Agora os outros... não querem, completam-se um ao outro. Memos assim, por estar na Torá, eles demonstram todo respeito e carinho ao residente forasteiro. Não reclamo disso. Não posso.

Aliás, não reclamo de nada. A condição de estar vivo perto de quem amamos deve inibir toda e qualquer forma de maldição às condições extra-corpóreas.

Ah, sim... claro vim aqui só pra avisar: mais poesias e mais notícias em breve.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial